sábado, 4 de maio de 2013

Um vídeo lindo sobre a Jane de Una Mujer Artista

Há alguns meses, com a publicação das Cartas de Jane Austen, a Editora D´Epoca convocou um concurso, no qual ganhou Una Mujer Artista. Abaixo o blog da vencedora:

(http://unamujerartista.blogspot.com.es/2013/01/mi-primer-videoy-un-conmmovedor-premio.html)

Ela criou um vídeo precioso e que realmente mereceu ganhar o concurso devido sua sensibilidade e também devido à emoção que o vídeo resgata sobre como era escrever uma carta. Deixo aqui meus parabéns à essa artista sensível que conseguiu criar um vídeo simples mas emocionante sobre a nossa Jane.
Deixo abaixo o vídeo de Una Mujer Artista. Cuidado Janeite, você vai se emocionar!



Opinião da Senhorita Austen


Jane Austen se referia à Frances como " A primeira emais importante novelista inglesa!". Tal era a admiração que Jane sentia por ela, que em A Abadia de Northanger os personagens comentam sobre ela dizendo que "..as obras de Burney mostram um prodigioso poder da mente, o conhecimento mais profundo da natureza humana em todas suas variantes, e as amostras mais sublimes de gênio e humor que jamais foram transmitidos antes ao mundo!". Nunca li nada da Frances, mas se era a opinião de Jane não vou ousar não concordar ou questionar!

Fonte: @SalonJaneAusten



Uma notícia triste: faleceu o presidente da Jane Austen Society Uk


David Selwyn
   Faleceu aos 61 anos , de parada cardíaca, o Presidente da Jane Austen Society UK, David Selwyn. Provavelmente para a grande maioria de vocês um desconhecido, mas para nós que seguimos a obra de Jane Austen desde muito tempo, e sempre estivemos em contato com a JASUK, esta perda é realmente muito triste. Considero que, David Selwyn, junto com Maggie Lane e Deirdre Le Faye, são as três referências chave para conhecer profundamente e rigorosamente a vida e a obra de Jane Austen. O trabalho que fazem em promover a obra de Jane, fatos sobre sua vida e unir esforços e dinheiro para manter a sociedade são incríveis. mantiveram uma relação próxima com os herdeiros de Jane e também com os descendentes que ofereceram á sociedade recordações físicas e materiais (pena que ela escrevia, livros, suas cartas, etc.) além das histórias de família que foram transmitidas de geração em geração.


    Ele era profundo conhecedor sobre a obra e a vida de Jane e escreveu livros magníficos sobre ela, livros esses que nos permitem conhecer muito mais sobre nossa escritora favorita.

   Deixo abaixo uma relação dos livros escrito por David.


1.- Jane Austen and children (Jane Austen y los niños)
2.- Jane Austen and Lyme Regis (Jane Austen y Lyme Regis) – Os recuerdo, donde está ambientado Persuasión-
4.- The Poetry of Jane Austen and the Austen Family (Libro que recoge los peomas escritos por la Familia Austen)
Jane Austen and Leisure5.- Jane Austen and Leisure (Jane Austen y el ocio)








México, artigo: Uma visão feminina sobre a intriga

   Devido ao fato de Orgulho e Preconceito ter sido escolhido para a maratona de leitura do México, o suplemento cultural 02 da Gazeta da Universidade de Gudalajara (UdeG) lhe dedicou a capa de 22 de abril a Jane Austen e também incluíram um artigo.
   A capa foi uma criação do desenhista e fotógrafo Orlandoto mas o artigo é de autoria de Roberto Estrada.
   Aqui deixo para vocês o site para ler o artigo, que se chama " Uma visão feminina sobre a intriga".

http://gaceta.udg.mx/nota1.php?id=13828

Suplemento completo: http://gaceta.udg.mx/Hemeroteca/paginas/741/G741_O2.pdf




quinta-feira, 2 de maio de 2013

Você olha, pensa e não consegue saber o que é ...

Gente e achei fofo demais! Sabe o que é isso? Um cupcake! Não é lindo? Quem quiser me dar, fazer um assim em qualquer época, ocasião ou momento, sinta-se a vontade! Rs.

Livros Infanto-Juvenis relacionados à Jane Austen

 Está ai algo que eu até não acho ruim. Acho que aí sim divulga o trabalho de um autor clássico. Eis uma lista de livros Infanto-Juvenis que tem relação com as obras da jane ou com ela própria.




As capas são uma graça a parte! Pesquisando em sites brasileiros sei que há versões em português de: nenhum deles! Alô editoras, vamos trabalhar!

Discussão sobre as cenas de pedido de casamento nos livros de Jane Austen


   Olha que interessante a visão da blogueira sobre os pedidos de casamento nos livros da Jane. Achei legal muita coisa que ela disse.
Edward and Elinor
Jane Austen deixa para a nossa imaginação toda a cena clímax do pedido de casamento do Edward para a Elinor. O trecho segue no original aqui abaixo:

His errand at Barton, in fact, was a simple one. It was only to ask Elinor to marry him… How soon he had walked himself into the proper resolution, however, how soon an opportunity of exercising it occurred, in what manner he expressed himself, and how he was received, need not be particularly told. This only need be said; that when they all sat down to table at four o’clock, about three hours after his arrival, he had secured his lady, engaged her mother’s consent, and was not only in the rapturous profession of the lover, but in the reality of reason and truth, one of the happiest of men.  
D&E proposal  A cena de pedido está na minha mente mas reli o livro várias vezes e descobri que na verdade a cena não existe. Só existe na nossa imaginação e nos filmes e séries. E nós não temos muito mais em relação ao pedido do Senhor Darcy. Ele apenas diz “My affections and wishes are unchanged.” .  Tudo bem que ele é bem romântico de qualquer jeito, mas até que poderia ser uma cena completa mesmo!Já em Persuasão, o Capitão Wentworth, nem mesmo está na mesma sala que Anne quando faz o pedido. Este é feito através de uma carta (tá vai, e que carta!). A mais completa cena de pedido de casamento é a que nos oferece Mr. Knightley para Emma: “My dearest Emma,” said he, “for dearest you will always be… I cannot make speeches… If I loved you less, I might be able to talk about it more…But… you understand my feelings and will return them if you can…” Não sei se a ideia de Jane era mesmo a  de deixar tudo para a nossa imaginação. Essa é uma das particularidades de Jane que talvez jamais teremos certeza ou saberemos.O que você pensa? Você acha que Jane deveria ter nos dado um pouco mais de detalhes dessas cenas de pedido de casamento? Quero saber sua opinião!                                                                           Fonte com texto modificado por mim: http://shannonwislow.com


The Jane Austen Flyer

O pequeno filme de um minuto abaixo, feito por Owen Benson, vai ser mostrado continuamente no ônibus que faz o trajeto entre Bath e o aeroporto de Bristol, da mesma forma que existem pequenos vídeos em alguns ônibus que fazem trajetos pela Zona Sul aqui do Rio.
Abaixo o vídeo para ser assistido no youtube.


Um rosa chamada Orgulho e Preconceito

   Olha que coisa mais linda! Um rosa foi cultivada/produzida em comemoração aos 200 anos de orgulho e Preconceito. E não é uma rosa qualquer e sim na cor "pêssego pálido", especialmente feita para a data! Essa notícia chegou a mim através da http://janeausten.com.br
   A empresa que está produzindo essas rosas se chama Harkness e já é especializada em rosas há 130 anos! Segue abaixo informações originais sobre a rosa e foto!


We are delighted to introduce the new Pride and Prejudice rose, to celebrate the 200th anniversary of Jane Austen’s classic book. The detail and characters are so well constructed in the book, the dialogue so elegant with scenes capturing the essence of the period.
Estamos encantados em apresentar a nova rosa, “Pride and Prejudice”, para comemorar os 200 anos do clássico livro de Jane Austen. Os detalhes e os personagens são tão bem construídos no livro, o diálogo tão elegante com cenas capturando a essência da época.
Family: Floribunda
Star Rating: 5
Scent Rating: 4
Flower Diameter: 8cm
Petals: 35
Flowers Per Cluster: 7-11
Plant Size: H90cm x W60cm
Colour: Pale Peach (Pêssego pálido)

Rosas Pride and Prejudice (Orgulho e preconceito)

Lily Collins em negociação para Orgulho e Preconceito e os Zumbis?

Lily Collins in talks for Pride and Prejudice and Zombies
     Ora por favor, depois de várias tentativas frustradas, inclusive de conseguir financiamento, parece que agora o dinheiro para a produção saiu e a produção estaria conversando com Lily Collins para fazer Lizzie Bennet em Orgulho e Preconceito e os Zumbis. Daí vem aquela pergunta que não quer calar, como algum diretor sério ou algum estúdio de cinema vai correr o risco de filmar algo desse nível? Como uma nova atriz apontada como promissora iria pensar em fazer parte de uma coisa dessas? Honestamente, não desacredito de nada, afinal de contas uma editora publicou tal livro. Mas convenhamos, que é uma notícia horrenda e absurda, isso é!
Scarlett Johansson and Bradley Cooper Pride and Prejudice and Zombies movie   É muito triste uma obra cair nas mãos de pessoas que não são sérias. sou da opinião que qualquer clássico literário não deve ser mexido nem modificado. E isso não é "caretice" a minha, é uma questão de respeito com o trabalho da autora ou de qualquer outro(a) escritor(a). Uma obra de importância para a literatura inglesa e mundial jamais deveria ser tratada desta forma. Vamos torcer para que tudo isso não dê certo!

Fonte: http://screenrant.com     



terça-feira, 30 de abril de 2013

Lançamento de Jane Austen, Novelas Inacabadas


  

    Foi emocionante participar do lançamento do livro Jane Austen, Novelas Inacabadas na quinta-feira (25/04/2013) no CCBB, RJ. Primeiro porque finalmente pude conhecer pessoalmente a Raquel Sallaberry dona do http://janeausten.com.br/ o maior site sobre a jane no Brasil. Ela estava lá porque escreve o prefácio do livro. Segundo porque a tradução é do maravilhoso Ivo Barroso que na minha humilde opinião é o melhor tradutor das obras da Jane. Houve uma palestra antes do lançamento onde pudemos ouvi-los e discutir com eles, perguntar ou tirar dúvidas. Deixo abaixo um resumo do que foi dito de mais importante nesta palestra:

" Encerro minha carreira com a tradução dessas Novelas Inacabadas da Jane. Eu quis encerrar minha carreira com uma obra dela porque para mim e outros críticos ela é a maior escritora inglesa depois de Shakespeare." (Ivo Barroso)

" Quando traduzi Razão e Sentimento, optei pela palavra sentimento ao invés de sensibilidade porque lendo a obra achei que era mais coerente com a história e com a diferença entre Elinor e Marianne. Demoro muito tempo escolhendo as palavras que vou usar ao traduzir uma obra dela. Muitos acham que é fácil traduzi-la, mas na verdade não é. Ela tem um jeito próprio e toda uma ironia que se não for traduzida de forma correta fica bobo, de mau gosto e perde o sentido." (Ivo Barroso)

" Amo os filmes que foram feitos em 1995. Para mim esse foi o ano da Jane! As produções mesmo não sendo totalmente fiéis aos livros, foram as melhores e com atuações impecáveis." (Raquel Sallaberry)

"Por que traduzir duas Novelas Inacabadas? Não é estranho traduzir algo que não teve um final? Não. Tudo o que precisamos para entender essas novelas está ali. E digo mais, se Jane tivesse escrito um final para essas novelas, elas poderiam ser até melhores do que os outros livros já publicados por ela!" (Ivo Barroso)

  Logo depois dessa palestra, fomos para a Livraria da Travessa dentro do próprio CCBB (RJ) para conseguirmos nosso exemplar autografado. Daí rolaram fotos e dedicatórias especiais. Foi realmente uma noite mágica! Pareceu que Jane estava viva novamente, ou melhor, que ela vai permanecer mesmo viva, imortal, através das suas obras.

O início da palestra.

 Eu pegando meu autógrafo no meu exemplar!

O livro está sendo vendido pela Livraria da Travessa.

Editora logOn laça novo box com séries

Obra completa de Jane Austen, LogOn
fonte: www.janeausten.com.br


A editora LogOn lançou em pré-venda (http://www.saraiva.com.br) um novo box com as obras completas da Jane para a tv. O box com 10 dvds contém: 

  • “Razão e Sensibilidade” (2008, BBC)
  • “Orgulho e Preconceito” (1995, BBC)
  • “Mansfield Park” (2003, ITV)
  • “Emma” (2009, BBC)
  • “A Abadia de Northanger” (2007, ITV)
  • “Persuasão” (2007, BBC)

Meu primeiro post: porque amo a Jane

Foi amor à primeira leitura. na verdade, tinha ouvido falar por intermédio de um jornal sobre o livro Orgulho e Preconceito e também sobre como essa autora do século XIX tinha mudado a forma de se escrever na Inglaterra e no mundo. Pois bem, comecei uma corrida para encontrar o livro. Qual não foi minha surpresa ao constatar que, apesar dela ser importantíssima para a Literatura Inglesa e Mundial, nenhuma editora na época (2003) produzia suas obras para o Brasil. Daí foi um corre-corre indo em sebos, perguntando aqui e acolá...até que encontrei uma edição da Editora Abril, de 1983 e por R$3,00. Foi uma felicidade! Comecei a ler sem a pretensão de me apaixonar, mas logo no primeiro capítulo a história me encantou. E foi daí então que me apaixonei por toda a obra e qualquer relacionada à Jane. Daí também vem a inspiração para o nome desse blog. Me vi encantada desde o primeiro momento, então nada mais natural do que chamá-lo de Encantada por Austen.